terça-feira, 22 de outubro de 2013

MOÇA SANTA NA VALORIZAÇÃO DA SUA CULTURA






No dia 09 de outubro de 2013 na Comunidade Quilombola de Moça Santa, município de Chapada do Norte, os professores da EM Santa Cruz realizaram uma culminância da atividade do PNAIC (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa), com o tema "Cultura Local", com o titulo "Moça Santa na valorização da sua cultura". 


Os professores Marcos Aurélio, Vardiney Ferreira, Agnaldo Alvarenga, a Supervisora Helenice Santos e as Auxiliares da Educação Básica, juntamente com alunos e pais realizaram um encontro com dança do CURIANGO, dança tradicional da comunidade, e também se deliciaram com o ANGU com molho de ora-pro-nobis. 

terça-feira, 8 de outubro de 2013

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - ETAPA ESTADUAL - MG




Começou ontem (07/10/2013) em Belo Horizonte a ‘II Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais – Conae MG 2013’. O encontro tem a organização da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação – Minas Gerais – em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A iniciativa é realizada no Minascentro, em Belo Horizonte. 
Entre os dias 07 e 10 de outubro, 808 delegados selecionados nas etapas das conferências municipais e intermunicipais vão deliberar e contribuirão com propostas, que serão levadas à etapa nacional da Conferência. Esses delegados são representantes de segmentos da sociedade, como pais, trabalhadores da educação, estudantes e gestores. Com eles, são esperadas no evento aproximadamente 1.100 pessoas, entre elas convidados, observadores e coordenadores.
O texto resultante da ‘II Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais’, que vai até a próxima quinta-feira (10/10), ajudará a compor o Documento Base da ‘Conferencia Nacional de Educação 2014’ que será discutido na etapa nacional, de 17 a 21 de fevereiro, em Brasília. Na reunião, realizada no Minascentro, serão eleitos os representantes do Estado da próxima etapa.
O Município de Chapada do Norte conta com dois delegados na Conferência, que representam a Macro Região de Teófilo Otoni, é o Secretário de Educação Adailton Rodrigues, que representa os gestores da educação básica e a professora Dheis Cordeiro Rodrigues, que representa os trabalhadores da Educação Básica.

Texto retirado do site da Secretaria de Estado da educação e adaptado.

sábado, 5 de outubro de 2013

A HISTÓRIA DAS ESCOLAS DE CHAPADA DO NORTE CONTADA PELOS ALUNOS DO CURSO PROFUNCIONARIOS




Na manhã deste sábado (05/10/2013), os alunos dos cursos Multimeios Didáticos e Secretariado Escolar, do Programa PROFUNCIONÁRIOS do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, numa atividade proposta pelos Tutores Denis de Matos e Elem Neiva, dentro dos trabalhos de PPS (Prática Profissional Supervisionada) apresentaram a história de algumas escolas do município de Chapada do Norte, fruto de um trabalho de pesquisa realizado pelos alunos dos cursos acima citados. 


Todos conheceram as histórias da Escola Estadual Zé de Calu, Escola Estadual José Rodrigues de Figueiredo e Escola Estadual Monsenhor Mendes, compreendendo o contexto da educação ao longo do tempo no município e sua importância para a construção da história de Chapada do Norte. No próximo encontro serão apresentadas as histórias da Escola Estadual Olídia Lemos de Oliveira, Escola Estadual Professora Maria Gomes da Silva, Escola Estadual Professor Geraldo Wilson Benício e Escola Municipal Nívea de Oliveira. Todos os trabalhos estarão disponíveis para consulta nas Bibliotecas das referidas escolas.
O PROFUNCIONÁRIOS é um curso de formação para os funcionários da educação, e está em Chapada do Norte através de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e conta com 80 alunos divididos entre as turmas de Multimeios Didáticos e Secretariado Escolar. Os encontros presenciais acontecem aos sábados de 15 em 15 dias e além desses encontros os alunos tem acesso ao AVA  - Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFNMG.